BLOG DOCSTAGE
Fator R – o que é, como calcular e se enquadrar


ABRA SUA
EMPRESA MÉDICA!
O Fator R é o cálculo que vai determinar se a empresa será tributada com base nas alíquotas do Anexo III ou Anexo V do Simples Nacional.
O Fator R surgiu após a extinção do Anexo VI do Simples Nacional, essa extinção veio por meio da Lei Complementar nº 115/2016 que fez com essas empresas passassem a fazer parte do Anexo V.
Entretanto, dependendo do valor da folha de pagamento, comparado com o faturamento, algumas atividades podem se enquadrar no Anexo III e serem tributadas em alíquotas menores em relação ao Anexo V e, consequentemente, pagar menos imposto.
As empresas médicas, apesar de estarem no Anexo III, também estão sujeitas ao Fator R.
Como Calcular o Fator R?
Esse cálculo é feito através da relação, no mês, entre a folha de pagamento (pró-labore, salários, FGTS) dos últimos 12 meses e a receita bruta auferida também nos últimos 12 meses e, se essa relação for igual ou superior a 28%, a atividade será tributada considerando o Anexo III. Se o resultado for menor que 28%, então a atividade será tributada pelo Anexo V.
Veja como é a fórmula do Fator R, lembrando que sempre se trata de valores referente aos 12 últimos meses:
Fator R = Folha de Pagamento (12meses) / Receita Bruta (12 meses)
Veja um exemplo de uma empresa que se enquadra no Anexo III devido ao Fator R:
- Fator R = Folha de Pagamento (12meses) / Receita Bruta (12 meses)
- Fator R = R$ 42.000,00 / R$ 150.000,00
- Fator R = 0,28 ou 28%
Importante: Caso a empresa não tenha mais que 12 meses de existência, o cálculo é feito de maneira proporcional.
Como se Enquadrar e otimizar o fator R?
Para se enquadrar corretamente e otimizar o Fator R, os Médico PJ precisam adotar práticas contábeis adequadas e estar cientes das regras e regulamentações tributárias. Aqui estão algumas dicas para se enquadrar e otimizar o Fator R
1. Manter uma Contabilidade Organizada
É fundamental manter registros contábeis precisos e organizados para documentar todas as transações do médico PJ. Isso inclui todas as compras, despesas, vendas e receitas.
Uma contabilidade bem mantida facilitará o cálculo do Fator R
e a apresentação das informações às autoridades fiscais.
2. Utilizar Sistemas de Gestão
A utilização de sistemas de gestão empresarial pode facilitar o acompanhamento das operações dos médicos PJ e a geração de relatórios financeiros precisos. Isso pode ser fundamental para calcular o Fator R de forma eficiente.
Manter registros contábeis precisos, conhecer as regras tributárias, planejar estrategicamente e utilizar sistemas de gestão são práticas que podem ajudar as empresas a cumprirem suas obrigações fiscais de forma eficiente.
Além disso, a busca por assessoria contábil ou consultoria tributária especializada pode ser vantajosa para os médicos que desejam maximizar seus créditos fiscais e minimizar a carga tributária.
Contabilidade para médicos com a Docstage
Para planejar seu próximo passo na carreira, não deixe de procurar uma empresa de contabilidade para médicos, como a Docstage.
Nossa equipe é formada por advogados tributaristas, advogados societários e contadores experientes que atendem mais de mil médicos em todo o Brasil.
Nossos profissionais estão preparados para auxiliar você em aspectos societários, contábeis e fiscais, uma vez que existem peculiaridades típicas do mercado médico.
Marque uma conversa com um dos nossos especialistas. Além de trabalharmos exclusivamente com médicos e médicas, oferecemos ainda:
- Aplicativo exclusivo
- Abertura da PJ grátis (você só paga as taxas)
- 50% OFF durante a residência
- Emissão de notas fiscais pelo nosso aplicativo
- Sem 13ª mensalidade
- Sem prazo mínimo de contrato
Outros conteúdos que você precisa ler
Livro Caixa para Médicos: O que é e Como fazer
Quando um médico exerce suas atividades é comum e normal que ele tenha custos para poder exercer suas atividades como insumos, salário de funcionários, despesas do consultório, livros técnicos, etc. nesse sentido é possível que o imposto de renda seja pago sobre o valor que resta depois de pagas essas despesas, ao invés de realizar o pagamento do imposto sobre todo o valor recebido.
Por que migrar para uma contabilidade especializada na área médica?
O médico deve contar com nossa contabilidade especializada no seu negócio, para reduzir os impostos e exercer com segurança a sua profissão.
Contabilidade para Médicos – Guia para Pagar Menos Impostos
O que vale mais a pena: ser PF ou PJ? Qual é a melhor tributação para médicos? Essas e outras dúvidas respondidas por especialistas.
FALE COM UM ESPECIALISTA
Converse com um de nossos consultores e entenda como a Docstage pode te ajudar a ir muito mais longe com segurança.


Desenvolvendo carreiras médicas de sucesso exponencial com segurança.
Siga a Docstage
Sobre Nós
Contabilidade Médica